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Novo Ensino Médio em Santa Catarina

Novo Ensino Médio em Santa Catarina: itinerários formativos e (des)conexões com o desenvolvimento regional

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A pesquisa foi aprovada no Edital de Chamada Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina – FAPESC no 15/2021 - Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE. Com apoio financeiro da FAPESC e da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, a investigação foi realizada por pesquisadores do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina – OEMESC no período de setembro de 2021 a setembro de 2023. Tem por objetivo o objetivo compreender o processo de implantação do currículo do Novo Ensino Médio em Santa Catarina com foco nos itinerários formativos, projetos de vida das juventudes e suas (des)conexões com o desenvolvimento regional.

 

Os resultados da aplicação de instrumentos de pesquisa como questionários e entrevistas, aplicados em escolas-piloto do Novo Ensino Médio em Santa Catarina, foram socializados e discutidos no âmbito do OEMESC e junto às comunidades escolas das diferentes mesorregiões do Estado. A sua finalidade pública é auxiliar o monitoramento do processo de implantação do currículo do Novo Ensino Médio em Santa Catarina e, desse modo, produzir análises voltadas às escolas de educação básica e, sobretudo, para a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina – SED/SC no sentido de fornecer subsídios para a (re)estruturação do ensino médio catarinense à luz da Lei 13.415/2017, da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018) e do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio (SANTA CATARINA, 2020).

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A aplicação do questionário foi realizada em 120 escolas-piloto, organizadas em mesorregiões, no período de abril de 2022 a fevereiro de 2023, por meio de formulário eletrônico organizado na ferramenta Microsoft Forms. Os resultados de participação são apresentados na tabela 1.

 

Os resultados devem ser divididos em 2 grupos respondentes: Professores e Gestores.

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