Coordenação Geral:
2024-Atual Prof. Dr. Willian Simões (UFFS - willian.simoes@uffs.edu.br) e Profa. Dra. Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC - filomena.silva@ifc.edu.br)
2020 – 2023 Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt (UNIVILLE - jane.mery@univille.br)
2017 – 2019 Prof. Dr. Norberto Dallabrida (UDESC)
Instituições que compõe o OEMESC:
- Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
- Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
- Universidade Regional de Blumenau – FURB
- Universidade da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
- Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
- Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
- Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
- Instituto Federal Catarinense – IFC
Professores(as) Conselheiros(as):
• Prof. Dr. Alex Sander da Silva (UNESC) • Prof. Dr. Anderson Luis Tedesco (UNOESC)
• Prof. Dr. André Cechinel (UNESC)
• Profa. Dra. Cássia Ferri (FURB)
• Prof. Dr. Celso Kraemer (FURB) • Prof. Dr. Diego Orgel Dal Bosco Almeida (UNOCHAPECÓ) • Profa. Dra. Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC)
• Profa. Dra. Gisele Adriana Maciel Pereira (UDESC)
• Prof. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC)
• Profa. Marly Krüger de Pesce (UNIVILLE)
• Profa. Dra. Naiara Gracia Tibola (UNIPLAC)
• Prof. Dr. Norberto Dallabrida (UDESC)
• Prof. Dr. Odilon Luiz Poli (UNOCHAPECÓ)
• Prof. Dr. Rafael Rodrigo Müller (UNESC)
• Profa. Dra. Viviane Grimm (IFC)
• Prof. Dr. Willian Simões (UFFS)
Grupo de Pesquisa
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/378290
Linhas de Pesquisa:
Políticas de Currículo no Ensino Médio
Esta linha de pesquisa visa investigar e refletir sobre aspectos relacionados às políticas educacionais e à organização curricular do Ensino Médio Catarinense, em especial às diferentes propostas e programas curriculares em vigência nas redes públicas e privadas do Estado. Objetiva, também, monitorar e investigar as atuais políticas curriculares, como a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, e o seu impacto nas escolas, nas práticas educativas e na vida dos estudantes deste nível de ensino. As políticas e os programas/projetos nacionais e/ou estaduais de (re)organização dos currículos e das práticas educativas do Ensino Médio também poderão ser objeto de estudo desdobrados em análises específicas como seleção e organização de conteúdos, de metodologias e de procedimentos de avaliação da aprendizagem. Além dessas temáticas a linha propõe a pesquisar as políticas públicas de avaliação do ensino médio adotadas no Estado, seus resultados, limites e consequências a qualidade desse nível de ensino e as Políticas de Inclusão, como estão sendo aplicadas e seus resultados.
Fundamentos e Práticas Educativas no Ensino Médio
Esta linha de pesquisa visa investigar e refletir sobre aspectos relacionados ao complexo conjunto de fatores que envolvem os fundamentos educacionais e as práticas educativas no Ensino Médio de Santa Catarina. Os estudos se pautam nas concepções e em aspectos que fundamentam as práticas educativas das diferentes propostas curriculares do Ensino Médio catarinense, contemplando temas como a formação humana, a formação e o trabalho docente, a filosofia da educação, as tecnologias digitais e a história do ensino secundário em Santa Catarina.
Regimento do Oemesc
Documento aprovado em 12/04/2021